sábado, 26 de julho de 2008

Floriu!

Esta é uma das minhas "anónimas" mais antigas. Penso que seja uma Calamintha mas não consigo ter certeza da espécie. Agora que floriu, talvez a audiência me possa ajudar... Alguém conhece esta planta??? Fotos de 26/07/2008:


Aqui uma imagem do geral:


Amanhã ou depois vou cortá-la e, infelizmente, não poderei secar a rama para tempero pois a planta está demasiado infestada com mosca branca - aliás, como muitas das plantinhas que habitam a varanda...

5 comentários:

teresa g. disse...

Sabes que estavas a escrever ao mesmo tempo que eu no cores da terra? :)

Não ando desaparecida, ando bastante cansada, tenho espreitado os blogs a correr no reader, espero um dia destes poder realmente desaparecer de férias!

E infelizmente não sei o nome desta plantinha (a doutisse é curta eh eh!). Mas olha, a mosca branca é frequentemente uma oportunista que ataca as plantas que estão em stress, por isso talvez ela esteja com fome (embora não pareça pela foto) ou com falta de luz, ou a precisar de um qualquer suplemento nutritivo.

Provavelmente vai melhorar quando a cortares e se conseguires descobrir qual é a causa do stress e a corrigires, ela ainda deve crescer o suficiente para secares este verão.

Espaço do João disse...

Boa amiga.
As coroas de natal, são fáceis de reproduzir. Mesmo aquelas que vendem envasadas raramente se perdem Se as quizermos conservar,retiramos do vaso que nos vendem, escolhemos uma boa tera rica em matéria organica e voltamos a colocar num vaso maior apertando bem a terra, Gosta de água não em muita abundância e, não gosta de geadas. Eu tenho feito transplantes e, com sucesso com pequenos ramos que os separo da mãe, mergulho cerca de um cm. em água a ferver e, retiro imediatamente. O mergulho na água é simplesmente para que sua seiva não se perca. Quando já em arbusto faz-se da mesma maneira e então coloca-se em lugar definitivo. Este ano encontrei um arbusto todo partido junto ao lixo. Levei-o para casa, esgalhei-o , preparei o terreno e, já estão prontos para florescerem pelo natal. Logo que retirar os girassois vou postá-las para que possa ver . Um beijo João

Dama do Lago disse...

Jardineira: estou a ver que andas como eu, ultimamente nem tenho tempo para me coçar. Obrigada pela dica sobre as moscas brancas. Infelizmente tenho-as aos montes em tudo que é planta. Acho que o stress delas é devido a serem muitas em pouco espaço e também ao facto de eu agora não lhes poder dar tanta atenção como dava.

João: o que me diz é fantástico! Suponho que estamos a falar da Euphorbia pulcherrima, certo? Tenho lido informações tão desanimadoras em relação a esta planta que nem me atrvi a comprar uma. Agora vou estar atenta, quero aprender como se faz :)!

ameixa seca disse...

Eu entendo muito pouco de plantas. Não sei qual o nome desta mas tem uma flor muito bonita e delicada ;)
Bom fim de semana

teresa g. disse...

Então deve ser isso, falta de arejamento! Umas boas tesouradas no geral talvez melhorem a situação!

(Mas se fores como eu, sempre com pena de as cortar, as mosquinhas continuarão felizes! ;) )